UC-II – Descubra como acabar com as dores da osteoartrite

A osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas que se manifesta em ambos os sexos na população. É uma doença que afeta as articulações e tem como característica a degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas. As regiões mais atingidas são: mãos, joelhos, coxofemorais e coluna, um dos sinais é o aumento de conteúdo de líquido no interior do tecido cartilaginoso em uma ou mais articulações. A cartilagem é um dos tecidos conjuntivos primários do corpo, proporcionando flexibilidade e suporte para as articulações ósseas.

Em casos de artrite primária, normalmente não são conhecidas as causas, mas se sabe que a obesidade e esforços físicos repetitivos são fatores de risco para a doença. Já os casos secundários podem ser causados por traumas, doenças reumatológicas inflamatórias, necrose óssea, injeções intra-articulares repetidas de cortisona, doenças congênitas do esqueleto, doenças metabólicas e endócrinas, e de enfermidades em que haja comprometimento dos nervos periféricos.

Os sintomas podem permanecer leves ou mesmo desaparecer por longos períodos. O mais importante é a dor nas articulações, que costuma aparecer aos poucos sem apresentar sintomas específicos e aumenta de intensidade no decorrer dos anos. Caracteristicamente, nas fases iniciais da doença, ela surge com o movimento e vai embora com o repouso. O enrijecimento e diminuição da mobilidade articular estão também entre os sinais mais possíveis da osteoartrite.

O colágeno é uma proteína fibrosa presente na pele, tendões, ossos, dentes, vasos sanguíneos, intestinos e cartilagens. Também é encontrada em diversos tecidos animais. O UC-II é um colágeno do tipo II, não desnaturado, derivado da cartilagem de frango. A principal proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso é o colágeno tipo II. No caso da osteoartrite, por se tratar de uma doença auto-imune, o próprio organismo acaba por não reconhecer o colágeno tipo II, levando a produção de enzimas colagenase provocando a quebra da cartilagem, que tem por consequência a inflamação e dor. Nesse caso, uma das maneiras de ajudar o corpo a repor a proteína perdida é por meio de suplementação da mesma.

O UC-II contribui para que o organismo reconstitua a cartilagem articular, mantendo a saúde das articulações, promovendo maior conforto das articulações inflamadas, colaborando com a mobilidade e flexibilidade das articulações, melhorando assim a qualidade de vida para as atividades diárias.

Para maiores informações, consulte um de nossos farmacêuticos ou outro profissional da saúde.

Deixe uma resposta