Rhodiola rosea – No combate do cansaço e estresse

O estresse é uma reação do organismo que compromete tanto a saúde física quanto a emocional, desequilibrando os processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, que pode causar diversos sintomas, entre eles, distúrbios do sono, indisposição, problemas de distração, diminuição do rendimento, falha de memória, cansaço, ganho ou perda de peso, dor de cabeça, ansiedade.

O hormônio cortisol, conhecido como hormônio do estresse, é necessário para que o organismo saiba responder a situações estressantes, que dependendo da intensidade pode fazer com que o hormônio permaneça ativo por muito tempo e em níveis muito superiores as quantidades necessitadas pelo corpo. Esse desequilíbrio diminui a resposta dos mecanismos de defesa do nosso organismo, alterando o sistema imunológico, podendo gerar problemas de saúde como riscos cardíacos, gripes, resfriados, herpes, queda de cabelo, unhas fracas, problemas de pele, irritabilidade, ansiedade, depressão, confusão mental.

Rhodiola rosea é uma planta nativa da Sibéria ártica, internacionalmente conhecida como “Raiz de Ouro”. Utilizada pelas culturas da Europa Oriental e asiática para melhorar a resistência física, o rendimento de trabalho, a longevidade, resistência a doenças provocadas por altas latitudes, e para tratar fadiga, depressão, anemia, impotência, indisposição gastrintestinal, infecções e desordens do sistema nervoso.

Sua ação no sistema nervoso central estimula as funções cognitivas melhorando a atenção, memória, foco e aprendizado, por combater os radicais livres. Auxilia na regulação do humor e ansiedade, pois ajuda o corpo a regular a produção natural de cortisol, aumentando a resistência física e mental.

 

Rhodiola Rosea tem um potencial de ação adaptogênico e serve para ajudar o corpo a se adaptar a resistir ao stress ambiental, físico e químico, pois permite um efeito estimulante ou sedativo dependendo da necessidade do indivíduo diante de uma situação particular.

 

A intenção terapêutica de um adaptógeno é promover uma ótima resposta para as situações que desequilibrem o organismo, pois gera uma pré – adaptação do organismo ajudando a normalizar as funções vitais do corpo.

 

A Rhodiola é usada para aumentar a energia, resistência, força e capacidade mental, melhora o desempenho atlético, para doenças do coração, como batimento cardíaco irregular e colesterol alto. Agem na prevenção de gripes e resfriados, envelhecimento e danos no fígado. Ela também é usada para melhorar a audição, fortalecer o sistema nervoso.

Outros Benefícios:

·        Aumento do rendimento físico;

·        Reduz o estresse;

·        Antioxidante;

·        Age na fadiga crônica;

·        Estimulante sexual;

·        Melhora a memória e a capacidade de concentração;

·        Melhora a imunidade;

·        Auxílio ao tratamento de depressão;

·        Controle da ansiedade;

·        Combate as enxaquecas;

·        Ajuda na circulação cerebral;

·        Contribui para a queima de gordura, especialmente na região abdominal;

·        Efeitos benéficos na esquizofrenia e parkinson.

Para mais informações, consulte um de nossos farmacêuticos ou outro profissional da saúde.

Deixe uma resposta