OSTEOSIL- Cuidando da saúde dos ossos

A saúde dos ossos é algo que deveria ter uma maior atenção devido a sua grande importância. O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico que está em constante atividade, pois sustentam e auxiliam na movimentação do nosso corpo, protegem os órgãos vitais e garantem força e resistência para que o esqueleto consiga absorver o impacto sem que se quebre, porém com o passar do tempo, tanto homens quanto mulheres perdem parte da massa óssea, devido ao processo natural do nosso organismo que sofre mudanças ao longo da vida. Os desequilíbrios na composição dos ossos incluem os minerais como cálcio, fósforo, zinco e magnésio, por exemplo, e a falta desses nutrientes podem deixá-los enfraquecidos, com perda de resistência e comprometimento da funcionalidade.

Fatores genéticos, hormonais, nutricionais além do peso corporal e estilo de vida, incluindo o uso de álcool e cigarros influenciam na saúde dos ossos, portanto alguns fatores que são modificáveis, que tem o propósito preventivo podem auxiliar no desenvolvimento ósseo, como nutrição saudável e prática de atividades físicas com acompanhamento de um profissional.

As doenças ósseas são as principais responsáveis por problemas funcionais severos. Estudos epidemiológicos apontam que metade dos indivíduos com mais de 35 anos apresentam lesão radiológica relacionada a doenças de desordem do metabolismo ósseo, como por exemplo, a artrose.

Artrose, osteoporose, osteopenia e dores articulares acometem aproximadamente 10 milhões de brasileiros, informação que gera grande impacto na sociedade e constitui-se de um problema de saúde pública.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) um terço das mulheres brancas acima de 65 anos de idade são diagnosticadas com osteoporose. A osteoporose é a principal causa de morbidade e mortalidade entre idosos, doença que causa dor, desabilidade, perda da independência e acomete principalmente o fêmur e vértebras ocasionando fraturas ósseas.

O cuidado com os nossos ossos permitem melhora da funcionalidade e mobilidade, regeneração de cartilagem e auxílio no tratamento dessas doenças. Além do tratamento com antiinflamatórios, protetores da cartilagem, algumas suplementações são importantes para a saúde dos ossos.

Osteosil® é uma molécula baseada na associação inteligente de dois nutrientes essenciais e necessários na composição e manutenção da integridade osteoarticular.  Essa associação é composta por fósforo e silício, dois componentes que mantém a integridade e o metabolismo ósseo.

O fósforo que é encontrado na forma de fosfato nos ossos, tem atividade similar aos medicamentos da classe biosfonatos que são utilizados para tratamentos ósseos, porém sem promover os efeitos colaterais.

Já o silício tem atividade importante sobre os osteoblastos, células importantes da matriz óssea. Outra função é aumentar a produção de colágeno tipo I, proteína fundamental para a formação e proteção do tecido ósseo, aumentar a biodisponibilidade dos fosfatos e atua de forma direta na modulação de minerais que tem a função de fixar e absorver o cálcio, que são  magnésio, zinco, cobre e cálcio, minerais importantes para a  formação e integridade óssea.

Osteosil® possui ação anti-inflamatória, estimula a produção de colágeno e osteoblastos e diminui os osteoclastos, que são células dos ossos que produzem enzimas que são capazes de decompor o colágeno, o cálcio e o fósforo do tecido ósseo, dessa forma, Osteosil® traz diversas vantagens no tratamento dos distúrbios osteoarticulares.

Benefícios:

– Atividade protetora e regeneradora de cartilagem no tecido osteoarticular (envolvido no processo de artrose);

-Atividade protetora e estimulante da formação óssea;

– Coadjuvante no tratamento das doenças osteoarticulares (osteopenia, artrose, osteoartrite, osteoporose);

– Inibição do osteoclastos;

– Estimulação dos osteoblastos;

– Atividade anti-inflamatória;

– Estimula a produção de colágeno, fibra importante na arquitetura e função óssea e articular;

– Aumenta as concentrações de glicosaminoglicanos e proteoglicanos como ácido hialurônico e sulfato de condroitina, componentes fundamentais para a hidratação articular e, conseqüentemente a funcionalidade do tecido;

– Prevenção das desordens osteoarticulares;

-Evita a degradação da cartilagem, portanto, protegem o tecido;

– Reduz consideravelmente as lesões cartilaginosas;

– Estimula a produção de colágeno, proteína que apresenta função estrutural para o aumento de elastina que é o maior componente encontrado na pele, cartilagem, tendões e artérias;

Osteosil® exerce também efeito importante para a melhora da funcionalidade em joelhos sadios, pois aumenta conteúdo de substâncias importantes para a matriz óssea.

Para mais informações consulte um de nossos farmacêuticos ou outro profissional da área da saúde.

Deixe uma resposta