Lactobacillus – Perda de peso, imunidade e bem-estar

Lactobacillus são micro-organismos que habitam nosso intestino e são indispensáveis para o equilíbrio de diversas funções e estado geral do organismo.

Do contrário ao que podemos pensar, essas “bactérias” dentro da nossa microbiota (flora intestinal) não significa sinal de doença, e sim uma potente “arma” para o bom funcionamento.

Quando adoecemos e fazemos o uso de antibióticos, além desse tipo de tratamento retirar as bactérias que estão causando a doença, elas acabam matando também as que nos protegem e ajudam a equilibrar favoravelmente a nossa microbiota.

Quando desequilibramos nossa microbiota (flora intestinal) chamamos de DISBIOSE. Com esse desequilíbrio de “bactérias do bem”, podemos estar superpopulando de bactérias maléficas, que são capazes de diminuir a absorção de vitaminas e minerais vindas da ingestão de alimentos, podendo resultar em sobrepeso.

A disbiose também inibe a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a B12, e permite o crescimento desordenado de fungos e bactérias capazes de afetar o funcionamento do organismo.

Alguns sintomas indicativos para este tipo de situação são:

  • Prisão de ventre;
  • Gases;
  • Cólicas;
  • Diarréia;
  • Candidíase;
  • Desconforto abdominal;
  • Inchaço;
  • Sobrepeso.

A suplementação com lactobacillus além de favorecer a absorção de nutrientes, melhoram o sistema imune, diminui alergias alimentares, distúrbios gastrintestinais, auxiliando no combate a diarréia, formação de gases e até mau hálito.

Para podermos estar de bem com o nosso organismo e ainda dar aquela ajudinha para a perda de peso é de suma importância que tenhamos como aliados essas bactérias do bem e espantar apenas aquelas que, de fato, nos fazem mal.

Para maiores informações consulte um de nossos farmacêuticos ou outro profissional da saúde.

Referências:

1.Pascoal Valéria, Naves Andréia, Fonseca Ana Beatriz. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. 1a edição. São Paulo. 2007;
1.ncbi
2.scielo 
3. BVS

Deixe uma resposta