Aveia coloidal para os cuidados com a pele no inverno

O Tratamento tradicional aliado ás novas tecnologias dermocosméticas.

A baixa temperatura do inverno costuma desencadear diversas doenças dermatológicas. Dentre as mais comuns dessa época estão às dermatites, eczemas e a psoríase. Manter os cuidados com a pele durante todo o ano é importante, porém nessa época do ano é imprescindível.
Alguns fatores potencializam a existência dessas doenças dermatológicas, como por exemplo, o hábito de tomar banhos quentes e demorados. Essa prática diminui a proteção natural da pele, a deixando mais ressecada e susceptível as doenças predominantes no inverno.
A pele possui uma oleosidade natural composta por substâncias ricas em água, minerais, aminoácidos e sebáceas que são ricas em gorduras, a associação dessas duas substâncias forma o manto hidrolipídico na superfície cutânea, uma mistura imperceptível que protege a pele das agressões externas, como a penetração de bactérias, fungos, poluentes do ar, além de proteger o nosso corpo do frio, controla também a eliminação de água do corpo.
No inverno, por não ter a grande produção de suor e gorduras há menos ativação das células que produzem esse manto hidrolipídico, e conseqüentemente a pele perde a proteção natural ficando seca e com suas funções comprometidas, dando margem para as alterações cutâneas.
Os problemas mais comuns, que acometem a nossa pele no inverno, causam alergias, irritação, incômodos com coceiras podendo levar ao aparecimento de eczema, com presença de vermelhidão devido à alta irritação da pele. A pele pode ficar escamosa, com rachaduras e até com presença de bolhas. Isso ocorre, pois no clima mais seco e o vento frio favorecem a perda de umidade natural do corpo. Outro fator que leva a essa perda é a baixa ingestão de água, que é importantíssima para promover a hidratação da pele.

As alterações de pele mais comuns são:

• Dermatite atópica: que é uma alergia bastante comum em crianças, geralmente acomete as dobras de braços e joelhos, e nesse tempo de clima frio atinge também os adultos e principalmente os idosos em diversas áreas do corpo. A dermatite ocorre por uma deficiência de hidratação do organismo, e se caracteriza por coceiras e em casos mais graves podem formar feridas e soltar secreções. Pode-se evitar essa patologia diminuindo os banhos quentes e o uso de buchas e sabonetes nas áreas afetadas. As opções são utilizar sabonetes hidratantes de pH neutro e hidratar muito a pele após o banho. Cremes ou loções a base de ativos com ação hidratante, são muito importantes nesse processo.
• Eczema: mais conhecida como “impinge”, é causada por alergias, fungos e assim como a dermatite, nessa época do ano ocorre por diminuição do manto de proteção da pele. O eczema gera coceiras e em alguns casos manchas brancas pelo corpo. Para evitar essa alteração o melhor é não coçar as lesões, também diminuir os banhos quentes e utilizar em abundância cremes hidratantes.
• Psoríase: É caracterizada pela presença de placas avermelhadas com escamas grossas mais presentes nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. É uma doença não contagiosa e o contato com o paciente não precisa ser evitado. A psoríase é cíclica, pois seus sintomas desaparecem e reaparecem periodicamente. No inverno, a psoríase se agrava devido aos fatores ambientais como frio e vento, banhos quentes e pela falta de exposição ao sol. Muitas vezes está relacionada a causas do sistema imunológico e genética. Os cuidados com a pele na psoríase se estendem as recomendações citadas acima. Além de tratamentos medicamentosos e uma hidratação da pele com qualidade, abusar de cremes ou loções hipoalergênicas (sem corantes, essências e conservantes agressivos).
Um dos ativos mais utilizados como coadjuvante no combate a essas patologias de pele á a aveia coloidal. É um produto versátil, obtido por um processo patenteado que garante maior disponibilidade de todos os ativos da aveia. Promove toque seco, sedoso e macio. É utilizado em cremes e loções para todos os tipos de peles e idades, inclusive bebês. Além de poder ser associado com outros ativos importantes para essas finalidades, como os óleos vegetais, vitaminas e antioxidantes.
Possui altíssima ação hidratante devido à formação de um filme que impede a perda de água da pele. Suas propriedades químicas se estendem aos ácidos avênicos A e B; ácido pantotênico, que age como antiinflamatório e imuno-regulatório no tratamento de dermatite atópica; vitaminas B1 e B2; beta-glucanas e aminoácidos. Esta composição fornece ação hidratante, cicatrizante, antioxidante, antiinflamatório, antipruriginoso, imuno-estimulante e promotor de colágeno e elastina.
A aveia coloidal reduz a perda de água na pele, função que fica comprometida na presença do clima frio, pois o ressecamento é intenso; assim age aumentando a hidratação cutânea e restaurando o pH fisiológico da pele.

Benefícios:

– Promove uma potente hidratação de curto e longo prazo, além de ter ação calmante e antioxidante;
– Previne o prurido cutâneo;
– Ação anti-irritante, reduzindo a vermelhidão;
– Ação cicatrizante e calmante;
– Regulador de oleosidade;
– Ação antimicrobiana e antiinflamatória;
– Sensação de alívio e conforto da pele;
– Ação imuno-estimulante;
– Reduz a aparência áspera da pele.
Além do amplo uso nas doenças mencionadas, a aveia coloidal é utilizada em peles com acne, como regulador de oleosidade cutânea.
Manter bons hábitos nos cuidados com a pele durante o inverno pode evitar que agrave as alterações dermatológicas.
Dicas de cuidados com a pele:
– Diminuir os banhos quentes e prolongados, e dar espaço aos banhos mornos e rápidos;
– Não usar buchas ou esponjas de banho, pois podem causar mais irritação à pele;
– Não utilizar sabonetes em excesso, pois pode aumentar o ressecamento da pele e a coceira;
– Evitar cremes ou sabonetes com grânulos esfoliantes. Se for utilizá-los que seja no máximo, duas vezes por mês, pois o atrito dos grânulos pode agredir e ressecar mais a pele;
– Utilizar toalhas de banho macias;

A pele é o maior órgão do nosso corpo, devemos ter cuidados com a pele diários especiais para mantê-la saudável. Estes cuidados refletirão em um amadurecimento saudável da pele.
Para mais informações, consulte um de nossos farmacêuticos ou outro profissional da saúde.

Deixe uma resposta