Alopecia – Chega de queda!

Alopecia é uma condição que provoca perda excessiva de pelos e/ou cabelos em uma determinada área da pele. Existem vários tipos de alopecia e com diversas causas associadas ao seu desenvolvimento.

 

Os principais tipos de alopecia são:

  •  Alopecia Areata – Que tem grande participação auto-imune, onde suas células de defesa atacam suas próprias células (normalmente o estresse é o principal causador);
  • Alopecia Androgenética – Forma hereditária feminina ou masculina;
  • Alopecia Difusa – Relacionada a problemas endócrinos, medicamentosos e má nutrição;
  • Alopecia Seborréica – Devido ao aumento de sebo (ou gordura) no couro cabeludo que pode gerar caspas e favorecer a queda capilar;

A  Alopecia afeta ambos os sexos, todos os grupos raciais, podendo surgir em qualquer idade, no entanto, pesquisas têm demonstrado que 60% dos casos iniciam em jovens com menos de 20 anos de idade. Este fato é facilmente explicado pela correria do dia a dia e a busca pelo corpo perfeito, em que este grupo se enquadra, e muitas vezes acabam se submetendo a dietas restritivas, podendo acarretar em uma carência de substâncias essenciais para o bom desenvolvimento capilar.

Esse tipo de carência pode ser suplementado com aminoácidos, vitaminas e minerais. O cabelo é composto por até 60% de aminoácidos e uma dieta inadequada pode levar ao enfraquecimento dos fios, ocasionando a queda capilar.

Bons hábitos alimentares, prática de atividades físicas e a busca por uma qualidade de vida, minimizando fatores estressantes, colaboram para o equilíbrio benéfico do corpo.

Para maiores informações consulte um de nossos farmacêuticos ou outro profissional da saúde.

Fonte:
1. www.sdb.org.br (sociedade brasileira de dermatologia); 2. www.scielo.br/pdf/abd/v80n1/v80n01a09.pdf (Artigo de revisão)

 

Deixe uma resposta